Estreito do Rio Uruguai - divisa com Santa Catarina / BR 153

Estreito do Rio Uruguai - divisa com Santa Catarina / BR 153

quinta-feira, 10 de maio de 2007

CURSO DE INFORMÁTICA - PRIMEIRA AULA

Primeira Aula -
Inicio do Curso: 08 horas – mensagem inicial e apresentação dos professores responsáveis e professores participantes.
Explanação dos objetivos e aplicações do curso aos par ticipantes.
Apresentação da mensagem - "Quem mexeu no meu queijo"
Tarefa:
Definir blog, finalidade, tipos de blogs educativos.
Elaborar um blog.

11:30hs - Intervalo para o almoço
13:15hs – Apresentação da mensagem “O Amante”, uso do e-mail e finalidade dos blogs.
17:15hs - Encerramento
RESUMO
Observamos, nos ítens apresentados, no curso, que ora, inicia e que teve sua introdução com a mensagem “Quem, mexeu no meu queijo”, o qual nos leva a uma reflexão profunda sobre a acomodação que muitas vezes somos vitimas e que inegavelmente atinge nossos alunos e nossas atvidades docentes,com a qual temos que lutar e nos inclinar-mos em busca do "novo", sem medo, estando sempre preparados para novos desafios, inclusive o da Tecnologia da Informação; promete ser de grande valia no sentido de dar um impulso nas atividades que serão desenvolvidas nos Laboratórios de Informática. Objetivando que o mesmo (o laboratório) seja uma ferramenta de inclusão digital dos usuários e não só uma sala de passatempo ou fechada e vazia por horas ou dias.
Na apresentação do texto:O Amante, também nos leva a uma análise do que queremos, o que procuramos para satifazer os nossos anseios enquanto educadores e o que nossos alunos querem, de que forma podemos despertar neles o interesse por nossos conteúdos didáticos, de que forma participarão do processo de inclusão digital.
As tarefas desenvolvidas neste início também contribuíram em muito para desenvolver nos participantes conhecimentos que podem ser aplicados em sala de aula, aprimorando os mesmos, contribuindo para a interação professor e aluno em busca de uma aprendizagem abrangente e envolvente, com relação a isso – destacamos os blogs didáticos onde alunos e professores poderão interagir e melhorar a compreensão dos conteúdos e atividades propostas, podemos navegar por eles em busca de troca de experiências, utilizando-os como poderosa ferramenta de aprendizagem nos mais variados níveis.
Sugestões de visitas a blogs educacionais - blog utilizado como ferramenta pedagógica:
http://quemfaz.blogspot.com/ ,http://www.educarede.org.br,http://www.overmundo.com.br/overblog/curso-de-blog-como-ferramenta-didatica (site onde encontramos sugestões de blogs que podem ser elaborados para: Produzir histórias em quadrinhos, em grupo ou individual - elaborar dicinários à moda do aluno,pesquisa de campo para escrever e traduzir as gírias da galera, regional, ou idioma diferente, etc)
Até o próximo encontro: 17/05/2007 - Segunda aula.
Marco Antonio Mussoi

Um comentário:

ro_card disse...

Olá, professor,
Que bom têlo conosco nessa busca infindável de novos saberes.
Estamos certas que poderá levar muitas inovações para tua escola atingindo muitos alunos que estão a margem desses conhecimentos numa escola tão qualificad aquanto a vossa.
Sucesso nas tuas buscas,
Rosane!!!